Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Animais & PET
Guia Praia Grande

Tartarugas

A primeira coisa que se deve ter em mente ao se comprar em tartaruga aquática é que ela acima de tudo é um se vivo e como tal necessita de cuidados e atenção. Muitas pessoas acham que por ser um bicho calado a tartaruga (cágado) é um animal fácil de cuidar, bastando "jogá-la num aquário" e dar comida "de vez em quando". Devido a isso esse site se propõe a desarraigar esse pensamento errôneo das mentes das pessoas, esse verdadeiro "pré-conceito". Aqui você aprenderá como montar o ambiente correto para que seu bicho de estimação cresça forte e saudável. Verá que existe muito mais trabalho do que se imagina mas que esse é gratificante ao ver suas tartarugas nadando feliz e saudáveis.

O Tamanho dos Aquaterrários

As tartaruguinhas d'água podem ser criados em três ambientes distintos: pequenas fontes, aquaterrários provisórios e aquaterrários com sistema de filtragem da água. Os três habitats devem ter sua maior parte coberta por água pois esse tipo de cágado adora nadar. Nós iremos nos apegar apenas aos aquaterrários já que as fontes são fáceis de montar, requerendo apenas um filtro externo e partes secas (pedras e areias), e requerem grande espaço, tornando-as impopular entre os criadores desses animais.
Um fato importante que vale ser lembrado é que as tartarugas apesar de no início de sua vida medirem 4cm podem chegar a incrível marca de 40 cm, ou seja, a não ser que você as crie numa fonte, caixa d'água ou um grande aquaterrário você precisará trocar algumas vezes de aquário. Por isso pense bem na quantidade de tartarugas que você deseja criar.

Aquaterrário Provisório

Consiste-se em um pequeno aquário de cerca de 30x20x20cm (ComprimentoxLarguraxAltura) preenchido de cascalho e com um pequeno recipiente, geralmente de plástico, para a colocação de água, que deve ser trocada diariamente. Esse tipo de ambiente é o ideal para pessoas que possuem um ou dois filhotes e que tenho disposição para trocar a água todo dia. Vem ainda com uma calha de luz. Sua durabilidade é de no máximo um ano, já que depois disso sua tartaruguinha deverá estar medindo 7cm.

Aquaterrário Com Sistema de Filtragem

é um aquário mais complexo de ser montado, porém requer menos trabalho a curto prazo (6 meses) e tem sua durabilidade maior. Com certeza tem tudo que sua tartaruga precisa espaço para nadar e ficar a seco. Difere-se do provisório devido ao sistema de filtragem,tamanho (chega a ter o dobro da primeiro), quantidade de água e território seco. É comumente montado da seguinte forma: placas pretas (sistema de filtragem que falaremos a seguir) no fundo do recipiente, cobertura de cascalho de cerca de 10 cm de espessura acima das placas, bomba para puxar a água para o fundo e uma plataforma de vidro afixada a cerca de 20 a 30 cm do alto do aquário, que também pode ser preenchido de cascalho e, dependendo da espessura, de pedras maiores. Pode ser enfeitado com enfeites de aquários e plantas de pano resistente. Uma dica proposta por esse site é por uma torneira no aquário, que pode ser montada da seguinte forma: faça um furo na parede do aquaterrário, com diâmetro suficiente para caber uma torneira; conecte a torneira a um pedaço de mangueira fina que ficará embaixo da placa preta; vede o buraco com silicone não-tóxico; encha de água caso esteja vazando retire a água e vede novamente (você pode usar durepox, que pode ser pintado quando seco). Para a plataforma, fixe-a com silicone num ângulo de 10 a 15 graus com o chão; cole três fileiras de cascalho com silicone, cada uma 1vez maior de altura que a outra e despeje cascalho dentro, assim você pode encher de água até a borda da plataforma sem se preocupar em molhá-la; é aconselhado também a colocação de uma tela de proteção em cima do aquário em todo a extensão da plataforma.

Prefira cascalhos médios e grandes que não possam ser engolidos pela tartaruga.
O tamanho dos aqueterrários não é padronizado, ficando a critério do dono. Mas para auxiliar na sua escolha dispomos abaixo medidas propostas por outros sites.

Tartarugas
Idade
Comprimento
Largura
Altura
-----
recém-nascidas
30 cm
20 cm
20 cm*
2
até 4 anos
70 cm
50 cm
------
6
jovens
80cm
40 cm
30cm*
2
adultas
120 cm
60 cm
50cm

* Alturas inadequadas para a colocação de plataformas



Os Acessórios

Tartarugas são animais curiosos e adoram mordiscar objetos. Devido a essa característica não recomendamos que objetos pequenos ou plantas venenosas ou nocivas sejam colocadas junto ao réptil, evitando assim machucados, engasgamentos ou envenenamentos. Mas se você quer decorar o habitat do seu quelônio (classe a que pertence a tartaruga) prefira enfeite e pedras grandes, assim como plantas de pano resistente, bem afixadas ao aquário (novamente pode se usar silicone atóxico), pois nunca se sabe ao certo que planta pode ser prejudicial ao seu bichinho. Vale ressaltar que os enfeites não duraram muito tempo pois serão constantemente atacado pelas tartarugas. Evite usar cores berrantes, pois apesar de ser tido como um animal doméstico a tartaruga é um animal selvagem. Prova disso é o fato de ser necessário um ambiente próprio e especializado para o animal. Não usando cores fortes você pode evitar que seu réptil fique estressado. Todos os materiais aqui utilizados são encontrados em lojas especializadas ou de aquarismo.

A Qualidade da Água (Filtragem, Temperatura, Ph)

Como o próprio nome diz as tartarugas aquáticas ou tartarugas d'água são animais que vivem a maior parte de sua vida na água, por isso a qualidade é tão importante. Esta por sua vez pode ser dividida em quatro etapas: higiene, temperatura, ph. A higiene e o ph estão ligados um ao outro podendo ser controlados por meio da filtragem da água e a temperatura pode ser mantida entre 24 a 30 graus Celcius por meio de aquecedores e termostatos. Tartarugas limpas são tartarugas saudáveis e felizes. Filtros e Sistemas de Filtragem - são mecanismos de suma importância para aquaterrários médios e grandes ou pequenas fontes pois geralmente estes recipientes são preenchidos de água, dificultando a troca diária da água. As tartarugas comem e defecam na água e ao eliminarem seus excrementos na água esses se desintegram produzindo amônia. Essa substância além de fazer mau aos seres humanos prejudica a asúde do animal atingindo sua pele e casco.

Além da amônia um ambiente quente, úmido e com matéria orgânica em decomposição é o ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias, que na sua maioria causam doenças. As bactérias causadores de doenças são na sua maioria anaeróbicas, ou seja, não precisam ou suportam o oxigênio, por isso quando nos machucamos usamos água oxigenada, que mata as bactérias por afixia, ou melhor, excesso de oxigênio. Mas não, não coloque água oxigenada na água de sua tartaruga.O que se deve fazer é ter um bom sistema de filtragem que irá oxigenar e limpar a água. Para auxiliar os filtros pode se colocar um colher de chá de sal não-iodizado por litro de água, que irá dificultar a proliferação de bactérias e fungos e, também, proteger sua tartaruga. Existem filtros internos e externos.

Os externos são mais usadas em grandes aquários e pequenas fontes. Como estamos supondo que seu aquaterrário seja de pequeno ou médio porte daremos ênfase aos filtros interno, que podem ser achados em lojas especializadas ou de aquarismo. Filtros Internos - esse tipo de filtro esta dividido em: submersíveis, são cobertos pela água não havendo a necessidade de serem fixados na borda do aquário, funcionam utilizando um sistema de filtros de espuma, os quais são ótimos para remover partículas grandes, mas devem ser trocado regularmente, seu preço pode variar de 30 a 40 dólares; filtros sob cascalho ou placas pretas, bons em retirar partículas de comida ou fezes da água são trabalhosos pois necessitam da limpeza regular do cascalho (semestralmente), são baratos, não precisando de troca de refil (pois não têm), são, também, auxiliados por uma bomba que estabelece o fluxo da água; caixa de metralha, excelente sistema de filtragem, mais usado em aquários de médio-grande porte possuem maior autonomia que os submersíveis e um sistema "bioballs", carbono para oxigenar a água, zeólito para remover a amônia, espuma e filtro para remover partículas e crescer bactérias essências a bioredução de materiais inúteis, pode ser encontrado em lojas de aquário especializadas, custando cerca de 70 dólares; filtros fixáveis, são aqueles fixados na borda do aquário, são mais usados para aquário de peixes, que são enchidos de água até a borda, não é adequado para tartarugas pois precisam de um suporte de fixação o que fará com que a abertura de ar fique em contato com o ar emitindo odores. Recomendamos aqui os seguintes filtros: as placas pretas e os submersíveis.

Utilizando ambos ao mesmo tempo aumentamos a autonomia do filtro submersível (os filtro DUETTO são ótimos, possuindo um sistema mecânico (partículas maiores), biológico (partículas menores e amônia) e químico (carvão ativo que faz o oxigenação da água), porém devem ter o refil trocado a cada mês) e mantendo a água limpa e cristalina. Dessa forma sua tartaruga viverá saudável e terá sua longevidade aumentada. Todos os filtros citados acima são encontrados em lojas de aquarismo. Temperatura - na natureza as tartarugas procuram as águas que esquentam mais rapidamente com a luz solar, isso se deve por serem animais de sangue frio, que tem a temperatura do corpo controlada pelo ambiente externo. Devido a isso é que ocorre a hibernação desses animais, que está explicado na link "Hibernação". A temperatura corpórea do animal deve ser mantida entre 24 e 30 graus Celcius, por isso é tão importante a temperatura da água, que também deve ser mantida nessa média. Para controlá-la é utilizado um aquecedor que pode ficar sob a água e um termostato que vem junto com o aquecedor. Para visualizar a temperatura utilize um termômetro que possa ser usado sem que a tartaruga o morda. Esses equipamentos são encontrados em lojas de aquário ou pet shops. PH - assim como a temperatura interfere na asúde do animal, especialmente na sua alimentação, o ph pode prejudicar o réptil. Por isso a água deve ser mantida com um ph neutro, entre 6,7 e 6,5. Caso haja a suspeita de que o meio está ácido ou básico (o ph está alterado) o material para verificação do ph, como fitas sensitivas, pode ser encontrado em lojas de aquário em geral.

A Iluminação

Assim como para o ser humano a luz solar é muito importante para a asúde da tartaruga aquática, pois evita o proliferação de fungos e ajuda a sintetizar a vitamina D3, utilizada para a fixação do cálcio para o casco. Por isso a utilização desse recurso deve ocorrer sempre que possível colocando o aquaterrário debaixo de uma janela onde bata a luz do sol diretamente, pois os vidros do aquário filtram partes dos raios ultravioletas. Mas deve-se tomar cuidado com o aquecimento acessivo da água, assim como em viagens, onde a tartaruga fica enclausurada num ambiente onde aquenta em média 8 horas.

Para evitar o aquecimento ou esfriamento demasiado da água em viagens envolva o recipiente com sacos térmicos. A luz solar em excesso pode ser prejudicial ao animal. Porém a luz do sol ou natural nem sempre é possível e ser utilizada pois a maioria dos aquaterrários ficam em ambientes escuro com salas e quartos. Tendo consciência disso dispomos aqui uma lista de lâmpadas para aquaterrários mais apropriadas para o uso nesses casos. Supondo que a tartaruga não esteja sujeita a luz solar você precisará de uma lâmpada que possui todo o espectro de luz, que vai do infra-vermelho ao ultra-violeta.

No mercado encontramos poucas lâmpadas que suprem totalmente essa necessidade, sendo elas: Ultalite e Reptile Day Light, dificilmente encontrados no Brasil. Todavia a outras opções que podem ser usadas, mas de preferencia com a combinação da luz solar (mesmo que seja uma vez por semana), são elas: Pro-lux e Gro-lux. Encontramos outras lâmpadas no mercado mas elas não emitem raios ultravioletas, servindo apenas para a iluminação. Caso essa seja sua situação procure sempre que possível expor seus répteis ao sol, mas possibilite um lugar na sombra para eles, pois como já dissemos são animais de sangue frio, que tem sua temperatura corporal regulada pelo meio externo.

Cuidados e Higiene

As tartarugas não são brinquedos e, por isso, não devem ser manuseadas imprudentemente ou excessivamente, evitando o stress. Não devem ser levadas a boca ou beijadas pois podem, assim como todo animal, transmitir doenças, como a Salmonela. Ao término do manuseio deve-se lavar bem as mãos ou qualquer parte de contato com a água do terrário ou com o quelônio.

Em relação a troca de água do aquário ela deve ocorrer periodicamente: no caso dos aquaterrários provisórios diariamente e no dos aquaterrários com sistemas de filtragem a cada seis meses. Os cascalhos, pedras e enfeites devem ser higienizadas com água corrente, sem o auxílio de produtos químicos, pelo menos a cada seis meses.

Em relação a água esta deve ser reposta sempre que necessária (quando o nível estiver baixo). Deve-se tomar cuidado com enfeites quebrados e/ou pontiagudos, vendo que podem vir a ferir ou serem engolidos pelas tartarugas. Apesar de ser um animal resistente, podendo ficar sem comer por dias, alimente diariamente sua tartaruga, pois só assim ela terá asúde e disposição para crescer feliz. Nunca se esqueça de lavar bem as mãos ao manusear esses animais.


Artigos Anteriores:

14/09/2008
Usando a linguagem corporal

21/08/2007
Escovação de Pêlos no Gato Persa

20/08/2007
Aves - Comendo Areia

19/08/2007
ENGORDAR CÃO MAGRO

18/08/2007
AS CORES DOS GATOS

17/08/2007
Cães - Desmame

16/08/2007
PULGAS

15/08/2007
DOENÇAS CANINAS

22/10/2006
A Linguagem "Cachorrês"

21/10/2006
Perguntas sobre Cães e Gatos

20/10/2006
Gatos - Vacinação

19/10/2006
Gatos - Como Cuidar

18/10/2006
Cuidados com um cão idoso

17/10/2006
Cães - Primeiros Socorros

16/10/2006
Hamsters

15/10/2006
Tartarugas

14/10/2006
Peixes - Doenças mais comuns

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Lajes Armários Embutidos Festas - Decoração e Animação Churrasco - Espeto Serviços de Pintura, Elétrica, Hidráulica, Reparos Redes de Proteção Açougues e Frigoríficos Sacolão - Hortifrutigranjeiros Veterinários Box para Banheiro Centro Automotivo Venda de Equipamentos, Peças e Acessórios Concretos Rádio - Emissoras Medicina & Saúde - Consultórios e Clínicas Cerca Elétrica Gráficas Correios Clinicas Odontológicas & Dentistas Escolas de Dança