Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Dicas de Passeio
Guia Praia Grande

Monte Verde - Sul de Minas

Baixas temperaturas, clima romântico e natureza privilegiada são os ingredientes da vila de Monte Verde, distrito de Camanducaia, localizada ao sul de Minas Gerais. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde fica a mais de 1,5 mil metros de altitude e a apenas 167 km de São Paulo. O charme da arquitetura local e a gastronomia são atrações à parte. A vila conta com cerca de 120 hotéis e pousadas, além de vários bares e restaurantes que trazem a simplicidade da comida mineira, o sofisticado foundue ou os exóticos pratos com carne de javali, criados na região.

Localizada na porção sul da Serra da Mantiqueira, Monte Verde é um paraíso ecológico protegido por lei. Parte de seus 650 hectares está incluído na APA (Área de Proteção Ambiental) Fernão Dias, que foi criada para preservar os mananciais da região. O rio mais importante é o Jaguari, considerado um dos cinco melhores rios para rafting do país.

A vegetação de Monte Verde faz parte dos últimos 7,5% restantes da Mata Atlântica. A flora local inclui líquens, musgos e bromélias, entre outras plantas silvestres, além das centenas de araucárias que marcam os cartões postais da região. Algumas são centenárias e há registros de árvores com mais de 300 anos.

E para quem quer passear pelas ruas da vila à noite, é bom vestir um casaco bem quente. No verão, depois do pôr-do-sol, a temperatura pode cair para os 14º C. No inverno, o frio pode chegar a -8º C.

Trilhas
A vila conta com diversas trilhas pelas florestas que abrigam cinco picos principais: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô. Com tempo estimado para o percurso de uma hora e grau de dificuldade fácil estão as trilhas Chapéu do Bispo e Corredeiras do Itapuá.

Já a trilha da Pedra Redonda (1h30 de percurso e grau intermediário) é a mais popular de Monte Verde. Do cume da pedra é possível ter uma vista de 360º da região. A trilha Platô (1h40, intermediária) exige fôlego e cuidado. É a segunda trilha mais movimentada de Monte Verde e possui vários mirantes em toda a sua extensão.

Nas trilhas Pedra Partida (2h45), Selado (4h) e Fazenda Santa Cruz (4h) todas com nível de dificuldade estabelecidas em avançada júnior, o turista deve ter trabalho redobrado e muita atenção a cada passo. A trilha mais difícil da vila, o Pico da Onça (5h, avançada plena), une São Francisco Xavier, no fundo do vale, a Monte Verde, no alto das montanhas. É um passeio que exige bom condicionamento físico e conhecimentos de navegação ou então a companhia de um guia. O ponto alto é a Floresta dos Duendes: localizada em um vale úmido e coberta pela copa das árvores, está sempre na penumbra.

Lazer radical
Outra forma de se divertir em Monte Verde é mergulhar nos esportes radicais. Na Chácara Adélia o turista pode fazer um percurso de arborismo, que dura cerca de 20 minutos e possui 130 metros de extensão e cinco etapas, com direito até a tirolesa.

O rio Jaguari é considerado um dos cinco melhores do país para a prática do rafting e do acquaride, também conhecido como bóia cross. O percurso deve ser feito sempre na companhia de guias especializados, que fornecem também o equipamento necessário para a prática segura desse esporte que exige estômagos fortes.

Para quem gosta de escaladas e rappel, Monte Verde possui vias clássicas e esportivas, das quais sete com proteções fixas e duas para proteções móveis, distribuídas na Pedra Redonda, no Chapéu do Bispo e no caminho para o pico do Selado.

Também é possível fazer cavalgadas pela vila, que possui vários pontos de aluguel de cavalos. O turista pode optar por passeios individuais ou em grupo, com o apoio de guias. Outra opção é alugar uma bicicleta ou um quadriciclo, que também contam com o serviço de guias. Monte Verde ainda possui uma pista de patinação de última geração e fornece patins do número 27 ao 47.

Qualidade nos serviços
Para facilitar a identificação dos estabelecimentos da vila, a AHPMV (Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde) criou o selo de qualidade Plátano de Ouro. Inicialmente, o selo era destinado apenas aos hotéis e às pousadas, mas hoje o processo de controle de qualidade estende-se a todos os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço da região, incluindo restaurantes.

Para conferir quais são as empresas que possuem o selo, basta consultar o site da associação (www.ahpmv.com.br). O site também possui uma ferramenta de busca de opções de hospedagem, que permite que o viajante encontre o hotel ou a pousada que oferece os serviços e as facilidades que ele deseja, como estacionamento, piscina aquecida ou acesso para deficientes.

Culinária e artesanato são atrações da vila

A gastronomia local sempre foi um dos pontos fortes de Monte Verde, que oferece o que há de melhor da cozinha mineira, sem perder de vista suas origens européias. Para quem prefere comida caseira, a sugestão é buscar os pratos típicos da cozinha mineira, como o leitão à pururuca. Há ainda restaurantes especializados em culinária alemã, italiana e portuguesa e, para uma pausa no meio da tarde, casas de chá, cafeterias e lanchonetes.

Na categoria sobremesas, o destaque vai para o strudel, sobremesa popular na Europa Central, e os doces à base de morangos e de chocolate, como as servidas no Frida Chocolates. A novidade deste ano é o Chocofrida, chocolate quente líquido com trufas moles no fundo da caneca. A Frida também promove no mês de junho o 1º Festival do Chocólatra, que trará uma exposição sobre o chocolate e cacau. Além da doceria, o estabelecimento ainda conta com uma pousada localizada a 800 metros do centro turístico de Monte Verde. Para mais informações, acesse o site www.davidtour.com.br ou ligue para o telefone o representante da Frida no ABC (11) 4127-1280.

Outro cardápio tentador é encontrado na Casa de Chá Beija-Flor, que promove o 13º Festival do Morango. Para este ano, são 15 diferentes sobremesas preparadas artesanalmente, entre elas o Petit Gâteau com Morangos.

Artesanato
Uma das especialidades do comércio local é a fabricação de roupas de inverno. As confecções oferecem uma grande variedade de malhas, cachecóis, luvas, meias e gorros. Para a casa, os artesãos locais produzem objetos decorativos e utilitários em cerâmica, madeira, metal e couro, além de colchas e toalhas em patchwork. (AM)


Artigos Anteriores:

16/10/2012
Praia do Espelho - Trancoso / Caraíva

20/12/2011
Porto Seguro - BA

15/12/2011
Fortaleza - CE

19/05/2011
Jequiá da Praia - AL

27/05/2010
Balneário Camboriú - SC

16/05/2010
Maceió - Alagoas

12/10/2009
Trindade / Litoral Sul-RJ

23/08/2009
Laguna, litoral sul de Santa Catarina

02/08/2009
Saquarema - RJ

26/07/2009
Caraguatatuba - Litoral Norte de São Paulo

14/03/2009
Arraial do Cabo - RJ

04/10/2008
Ilhabela - Paraíso em São Paulo

14/09/2008
Monte Verde - Sul de Minas

03/02/2007
"SEU" HORÁCIO – NOSSO EMBAIXADOR EM BARILOCHE

01/02/2007
MINHA VISÃO DOS ESTADOS UNIDOS

19/11/2006
ITAPEVA – UM ROTEIRO DIFERENTE

15/08/2006
CAVERNA DE SANTANA

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Cosméticos Artigos Religiosos Academias Celulares, Tablets, Smartphones Lanches & Lanchonetes Aterro Gráficas Pet Shop Perfumarias Caçambas Borracharias Universidades e Faculdades Portões Eletrônicos e Automáticos Cozinhas Planejadas Automóveis - Vidros Gessos Redes de Proteção Bancos Presentes & Brinquedos Bicicletas - Comercio, Peças e Acessórios