Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Imóveis & Imobiliárias
Guia Praia Grande

Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?

Por: Marcel Steiner
17/03/05 - 18h05
InfoMoney

SÃO PAULO - Com o mercado imobiliário desaquecido, não é preciso apenas de talento para vender um imóvel. De acordo com o engenheiro Ailton Braga, "os proprietários que não souberem avaliar seus imóveis terão grandes dificuldades para vender".

O engenheiro explica que é necessário ser realista e colocar o preço no patamar do que o mercado está pedindo. Avaliar um imóvel exige um certo trabalho, e a melhor recomendação é buscar orientação de especialistas antes de colocar sua casa ou apartamento à venda.

Imobiliária ainda é a solução
A empresária Maria Lúcia Villela demorou 10 meses para vender uma casa em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. "Como eu não estava precisando de dinheiro, achei que poderia pedir um valor mais alto, nem que demorasse um pouquinho para vender. Meu corretor já tinha dito que o preço estava alto, mas não tinha pressa".

Apareceram algumas propostas nos primeiros meses, todas oferecendo entre 70% e 80% do valor pedido por Maria Lúcia. "Tinha esperança que o mercado pudesse se recuperar, mas não aconteceu".

Consultar uma imobiliária na hora de vender um imóvel continua sendo o melhor caminho para fechar negócio com maior rapidez. As grandes empresas fornecem uma equipe de profissionais que irá avaliar o imóvel, estabelecendo o seu preço segundo a realidade do mercado.

Pesquise você também
Mesmo assim é recomendável que consultar outras imobiliárias, pois assim você tem uma visão mais consistente do preço potencial do imóvel. Mais ainda, do ponto de vista de quem está vendendo vale à pena envolver mais de um corretor, deixar o seu imóvel em exclusividade, pode não ser a melhor opção se sua intenção é vender rapidamente.

Algumas imobiliárias se especializam em certos tipos de imóveis, ou regiões da cidade, tente se informar sobre aquelas mais ativas no tipo de segmento do seu imóvel.

Ninguém tem mais interesse de vender o imóvel do que você, portanto, cabe também uma pesquisa individual. Aproveite os jornais de final de semana para tentar ter uma idéia de como está o mercado para o tipo de apartamento que você está vendendo. Não se esqueça de utilizar a web como fonte de informação. Alguns sites especializados oferecem ferramentas de Busca que permitem que o usuário selecione imóveis com um determinado perfil. Essas ferramentas são bastante úteis para você ter uma idéia, por exemplo, se existe excesso de apartamentos semelhantes ao seu a venda, e qual preço estão sendo ofertados.

Com essas informações monte, você mesmo, uma matriz comparando os vários imóveis selecionados, isso lhe permite ter uma idéia mais clara da situação do mercado.

Apego emocional atrapalha
Qualquer envolvimento emocional com um imóvel pode ser desastroso sob a ótica financeira. Se você realmente quiser vender um bem será necessária uma dose de frieza e desapego. Algumas regiões nem sempre se valorizam ao longo do tempo, e em alguns casos podem até perder valor. Achar que um imóvel vale mais do que as pessoas estão dispostas a pagar por ele é um grave erro.

Quando Túlio Nasser e seus irmãos resolveram vender o apartamento em que seu pai morava, houve muita briga. Seus irmãos não aceitavam o valor apontado pelas imobiliárias e recusaram todas as propostas recebidas.

Passado um ano, eles finalmente decidiram baixar o preço e o apartamento foi vendido. "É doloroso se desfazer de um imóvel que pertenceu aos pais. Mas ninguém queria aquele apartamento. A gente queria mesmo era o dinheiro". Portanto, antes de vender reflita sobre as razões de sua decisão, e não se deixe levar pelo emocional.

Faça as contas! Demorar um ano para vender um imóvel por 10% a mais, pode não valer a pena, se você não tem como arcar com o condomínio e o IPTU. Você acaba atrasando os pagamentos, incorrendo em encargos, que poderia evitar se aceitasse vender a propriedade por um pouco menos.


Artigos Anteriores:

24/02/2009
Contrato de locação de imóvel comercial

25/09/2008
Dúvidas e dicas ao comprar imóveis

03/09/2008
Alguns cuidados ao investir em imóveis

17/08/2008
DEZ DICAS

10/01/2008
INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPROMISSO DE PERMUTA DE IMÓVEIS E OUTRAS AVENÇAS

11/04/2007
CONTRATO DE CESSÃO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

10/04/2007
Corretor de Imóveis - Regulamentação da Profissão

09/04/2007
Investir em imóveis para alugar pode ser boa opção

08/04/2007
Valorize seu imóvel antes de vendê-lo

07/04/2007
Como evitar perder o imóvel financiado

06/04/2007
Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?

04/04/2007
Como comprar um imóvel sem correr riscos

19/11/2006
MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO IMOBILIARIA

18/11/2006
MODELO DE CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

17/11/2006
MODELO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

27/10/2006
MODELO CONTRATO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA DO IMÓVEL

26/10/2006
MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO PARA IMÓVEIS DE TERCEIROS

25/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE VI

24/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE V

23/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE IV

22/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE III

21/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE II

20/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE I

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Cyber Café / Lan House Locadoras de Automóveis Redes de Proteção Carimbos Escolas de Dança Desentupidora Sorvetes - Fabricantes e Distruibuidores Choperias Móveis Planejados Box para Banheiro Clínicas de Estética Escolas de Música Cerca Elétrica Administração de Bens e Condomínios Madeireiras Depósitos e Distribuidoras de Bebidas Materiais para Construção Papelarias Cartórios e Tabeliães Restaurantes