Ajuda
Ajuda:Para realizar uma Busca no Guia Praia Grande , digite a palavra chave referente ao que você procura. Ex.: se você busca hotéis, pousadas ou motéis em , digite: hoteis, pousadas, hotel, pousada, hospedagem, motel etc... Se você busca concessionárias em , digite: concessionária, revenda, carro, automóvel, veículos etc... Se você busca por restaurantes em , digite: restaurante, comida, delivery, kilo, disk, pizza etc... , Se busca por imobiliárias, digite: imobiliárias, imóveis, apartamentos, casas, kitnet ou entre no nosso banco de imóveis no menu abaixo.
>> Fechar

ANÚNCIOS GRÁTIS

ARTIGOS

Imóveis & Imobiliárias
Guia Praia Grande

Como comprar um imóvel sem correr riscos

Alguns cuidados e instrumentos legais, como certidões, são capazes de garantir a compra segura do imóvel desejado. Saiba quais são eles e evite transtornos e prejuízos em sua aquisição:

Uma boa pesquisa sobre a unidade de seu interesse deverá incluir a solicitação ao vendedor do imóvel das Certidões Negativas dos Cartórios de Protestos dos últimos cinco anos. Isso vai apontar se ele tem títulos protestados. Na cidade de São Paulo, essa consulta deverá ser feita nos dez cartórios da área.

Peça também as Certidões Negativas dos Distribuidores Cíveis referentes aos últimos dez anos. Esse cuidado aponta se a pessoa que está vendendo o imóvel teve seus poderes interditados pela família, se é tutelado ou se há outros entraves.

Com as Certidões Negativas da Justiça Federal, no período de dez anos, dá para verificar se o atual proprietário do imóvel tem ações e execuções cíveis, criminais e fiscais contra ele.

Com relação ao imóvel, deve-se pedir a Certidão Negativa de Tributos Municipais. Expedido pela prefeitura, é este documento que aponta se há débitos no pagamento do IPTU.

Peça também a Certidão de Filiação Vintenária atualizada do imóvel. Expedida pelo Oficial do Cartório de Registro de Imóveis, o documento relata todas as alterações realizadas no registro nos últimos 20 anos, apontando se existe ônus, dívida ou ação de execução sobre o imóvel pretendido, ou se o mesmo está penhorado.

Essas despesas devem ser de responsabilidade do proprietário/vendedor do imóvel. Mas pode ocorrer acordo entre as partes para a divisão dos gastos.

Cheque a atual escritura do imóvel e as anteriores, para saber se entre elas há alguma fraudada, o que poderá invalidar a aquisição.

Caso o representante do vendedor esteja intermediando a negociação por meio de procuração, o ideal é pedir uma cópia do documento, ir até o cartório onde o mesmo foi lavrado, verificar o livro onde foi registrado e pedir uma certidão atualizada da procuração em questão.

Verifique se foi feita a averbação da construção do imóvel em cartório, se a contribuição do INSS da obra foi recolhida e se o imóvel está regularizado na prefeitura local, com planta aprovada e habite-se.

No caso de apartamento, solicite ao síndico do edifício uma declaração de quitação das taxas de condomínio.


Artigos Anteriores:

24/02/2009
Contrato de locação de imóvel comercial

25/09/2008
Dúvidas e dicas ao comprar imóveis

03/09/2008
Alguns cuidados ao investir em imóveis

17/08/2008
DEZ DICAS

10/01/2008
INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMPROMISSO DE PERMUTA DE IMÓVEIS E OUTRAS AVENÇAS

11/04/2007
CONTRATO DE CESSÃO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

10/04/2007
Corretor de Imóveis - Regulamentação da Profissão

09/04/2007
Investir em imóveis para alugar pode ser boa opção

08/04/2007
Valorize seu imóvel antes de vendê-lo

07/04/2007
Como evitar perder o imóvel financiado

06/04/2007
Como encontrar o valor de mercado de seu imóvel?

04/04/2007
Como comprar um imóvel sem correr riscos

19/11/2006
MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO IMOBILIARIA

18/11/2006
MODELO DE CONTRATO DE INTERMEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

17/11/2006
MODELO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

27/10/2006
MODELO CONTRATO DE COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA DO IMÓVEL

26/10/2006
MODELO DE CONTRATO DE LOCAÇÃO PARA IMÓVEIS DE TERCEIROS

25/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE VI

24/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE V

23/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE IV

22/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE III

21/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE II

20/10/2006
GUIA DO COMPRADOR DE IMÓVEIS - PARTE I

Guia Praia Grande - Seu Anúncio na Internet - Mapa do Site

Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados - Parceiros

hotel | pousada | imoveis | informática | motel | diversao | bares | pizzaria | Aquário | hospedagem | reservas | cinema | turismo | clube | flores | cestas | estética | chopp | churrasco |


Eletrodomésticos - Venda, Assistência Técnica Produtos e Artigos Esportivos Carimbos Automóveis - Vidros Agências de Turismo e Viagens Suplementos Alimentares Piscinas Carburadores Lazer Aterro Clínicas Veterinárias Sistemas de Segurança Eletrônica, CFTV Televisão - Conserto Andaimes e Equipamentos Materiais Elétricos & Iluminação Ferragens Escolas de Informática Serralheria Oficinas Mecânicas Medicina & Saúde - Consultórios e Clínicas