Uma área de lazer equipada com churrasqueira, quiosques, quadra poliesportiva, cancha de malha e até uma horta comunitária é um dos destaques do novo Espaço Conviver, que será inaugurado nesta quinta-feira (18), às 19 horas, pelo prefeito Alberto Mourão e a secretária de Promoção Social, Maria del Carmen Padin Mourão, a Maruca. A entrega faz parte das comemorações de 40 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande. “Esse espaço foi desenvolvido para o atendimento aos idosos, com banheiros adaptados e toda a infra-estrutura necessária”, ressalta Maruca.
Localizada na esquina das ruas São Domingos e Antunes Navarro, a unidade será a segunda da Cidade. Seguirá o exemplo da que funciona na Rua Praia dos Sonhos, 245, no Guilhermina. Abrigará a Creche do Idoso, Programa Conviver e Plantão de Atendimento do Idoso.
Pioneira na região, a creche atende idosos no período em que os familiares estão trabalhando, para evitar que eles permaneçam sozinhos. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a Sepros oferece programação variada e até passeios. Uma auxiliar de enfermagem ministra remédios quando necessário e voluntários dão aulas de artesanato e culinária e promovem outras atividades.
O Programa Conviver atende pessoas da terceira idade como um centro de convivência. Lá, eles podem se dedicar a aulas de canto e coral, realizar trabalhos voluntários e participar de jogos de mesa, esportes adaptados e passeios. A harmonia é tanta que os grupos se divertem juntos fora da unidade. A exemplo da creche, o programa funciona de segunda a sexta-feira.
Já o Plantão de Atendimento ao Idoso recebe denúncias e orienta a população sobre assuntos relativos a essa faixa etária, como benefícios previdenciários.
Antes mesmo de ser inaugurado, o Espaço Conviver Caiçara já registra intensa procura, segundo a chefe da Divisão da Terceira Idade da Secretaria de Promoção Social (Sepros), Vânia Gimenez. “Ofereceremos tudo o que há na unidade do Guilhermina, mas montaremos a programação de acordo com a vontade deles, com o perfil e a demanda”, salienta Vânia.
Projeto – O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Projetos Especiais, a cargo do arquiteto Luis Fernando Félix de Paula. “O destaque é a área de lazer, voltada à convivência”, salienta.
Com 497,25 m² de área construída, a nova unidade tem dois pavimentos e uma praça interna com mais de 2.500 m², que abrigará quiosques, jardins e horta.
O piso térreo abriga hall, recepção, administração, sala de múltiplas atividades, sala de aula com cozinha para aulas de culinária, repouso masculino e feminino, copa e sanitários. No pavimento superior são três salas de aula e de múltiplo uso, depósito e sanitários.
Para o prefeito, é dever do poder público investir na terceira idade. “Proporcionar bem estar aos idosos é o que se deve fazer em recompensa aos que dedicaram suas vidas em prol da boa formação dos filhos e netos”, declara. “Infelizmente, quando atingem a terceira idade é natural que essas pessoas se sintam cada vez mais sozinhas porque filhos e netos tendem a se afastar, já que também precisam cuidar de suas vidas. Nossa função é, então, preencher essa lacuna na vida dessas pessoas.”
FONTE: http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/ |